PROJETO: “CONHECER A
HISTÓRIA DO PADRE CÍCERO ATRAVÉS DO HORTO”
JUSTIFICATIVA:
- Diante da necessidade de trabalhar a história do juazeiro e do seu fundador Padre Cícero Romão Batista, torna-se necessário conduzir nossos alunos em uma excursão educativa ao Horto, visto que o mesmo é um lugar de grande importância na história e na cultura da nossa região.
OBJETIVOS:
- Incentivar o aluno a conhecer a história do nosso município e seus personagens e aprofundar-se em pesquisa, aguçando sua curiosidade;
- Conhecer a história da nossa cidade e do seu fundador.
METODOLOGIA:
- Nas diversas disciplinas os professores trabalharão os vários aspectos históricos, socioeconômico e culturais do Horto, através de pesquisas, atividades e leituras de textos relacionados ao tema, aprofundando o conhecimento e despertando a curiosidade dos discentes.
CULMINÂNCIA :
Apresentação
O exercício de leitura na escola tem sido um martírio para o corpo
discente em sua maioria. Por mais que a instituição disponha de um acervo
literário e professores preparados para tal prática, fica evidente o
desinteresse dos alunos pela leitura.
A proposta que aqui desenvolvemos procura proporcionar aos alunos o gosto
pela leitura, mostrando que esta, além de ampliar os horizontes dos mesmos,
pode ser realizada com prazer.
Justificativa
O tema deste projeto, Ler é
construir o saber, originou-se do profundo interesse em ampliar os
conhecimentos a respeito da leitura integrada com temas transversais, tendo em
vista que esta é uma forma de inserir os alunos como cidadãos pensantes e
atuantes na sociedade.
Objetivos:
Geral
- Estimular alunos do ensino fundamental II à prática da leitura por meio de temas transversais e métodos que possibilitem uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo interativa
Específicos
- Estimular a leitura a partir de textos interessantes;
- Diferenciar e compreender os diferentes tipos de leituras;
- Despertar o gosto pela leitura;
- Promover a socialização dos alunos através de leituras trabalhadas.
Conteúdo programático
- Distinção entre os diversos tipos de leitura:
- _ Leitura visual
- _ Leitura verbal
- Leitura visual_
- Artes plásticas,
- tirinhas,
- expressões faciais
- Sinalizações
- Charge
- Leitura verbal
- Adivinhas
- cordel
- noticias
- Receitas
- Curriculum
- Trava-línguas
- Textos jornalísticos
- Textos publicitários
- Textos literários: Fábulas
Contos
Crônicas
- Músicas que abordem os temas trabalhados
Metodologia
- Aulas expositivas e dialogadas;
- Leitura de textos diversificados;
- Dinâmicas pertinentes aos conteúdos trabalhados;
- Ilustrações que contextualizem com os conteúdos trabalhados;
- Discussões e debates;
- Produção de cordel e xilogravuras;
- Contação de histórias,
- Músicas relacionadas com os textos propostos;
- Gincanas;
- Filmes
Recursos utilizados
·
Quadro branco e pincel;
·
Material impresso (textos, músicas e
atividades);
·
Aparelho de som e CD;
·
Aparelho de TV;
·
Aparelho de DVD;
·
Folha de papel oficio;
Público alvo
Alunos do ensino
fundamental II (6º ao 9° ano) da EEF Adelaide Mendonça
Bibliografia
BORGATTO, Ana. BERTIN, Teresinha.
MARCHEZI, Vera. Tudo é Linguagem. Língua portuguesa. 5ª série, 1ª ed. São
Paulo: 2008. Ática. Pág. 9, 85,184.
MEC - Secretaria de Educação
Fundamental. Viver e aprender. Módulos 3 e 4, Educação de Jovens e Adultos,
Brasília,200, Pág. 119.
Nenhum comentário:
Postar um comentário