Projetos


PROJETO: “CONHECER A HISTÓRIA DO PADRE CÍCERO ATRAVÉS DO HORTO”

JUSTIFICATIVA:

  • Diante da necessidade de trabalhar a história do juazeiro e do seu fundador Padre Cícero Romão Batista, torna-se necessário conduzir nossos alunos em uma excursão educativa ao Horto, visto que o mesmo é um lugar de grande importância na história e na cultura da nossa região.
OBJETIVOS:

  • Incentivar o aluno a conhecer a história do nosso município e seus personagens e aprofundar-se em pesquisa, aguçando sua curiosidade;
  • Conhecer a história da nossa cidade e do seu fundador.
METODOLOGIA:

  • Nas diversas disciplinas os professores trabalharão os vários aspectos históricos, socioeconômico e culturais do Horto, através de pesquisas, atividades e leituras de textos relacionados ao tema, aprofundando o conhecimento e despertando a curiosidade dos discentes.
CULMINÂNCIA :

Visitar o Horto para pesquisa e apresentação de relatório após a visita







Apresentação

O exercício de leitura na escola tem sido um martírio para o corpo discente em sua maioria. Por mais que a instituição disponha de um acervo literário e professores preparados para tal prática, fica evidente o desinteresse dos alunos pela leitura.
A proposta que aqui desenvolvemos procura proporcionar aos alunos o gosto pela leitura, mostrando que esta, além de ampliar os horizontes dos mesmos, pode ser realizada com prazer.

Justificativa

O tema deste projeto, Ler é construir o saber, originou-se do profundo interesse em ampliar os conhecimentos a respeito da leitura integrada com temas transversais, tendo em vista que esta é uma forma de inserir os alunos como cidadãos pensantes e atuantes na sociedade. 

Objetivos:

Geral

  • Estimular alunos do ensino fundamental II à prática da leitura por meio de temas transversais e métodos que possibilitem uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo interativa 
Específicos

  • Estimular a leitura a partir de textos interessantes;
  • Diferenciar e compreender os diferentes tipos de leituras;
  • Despertar o gosto pela leitura;
  • Promover a socialização dos alunos através de leituras trabalhadas.
Conteúdo programático
  • Distinção entre os diversos tipos de leitura:
  • _ Leitura visual
  • _ Leitura verbal
  • Leitura visual_ 
  • Artes plásticas, 
  • tirinhas,
  •  expressões faciais
  • Sinalizações
  • Charge

  • Leitura verbal
  •  Adivinhas
  •  cordel
  •  noticias
  • Receitas
  • Curriculum
  • Trava-línguas
  • Textos jornalísticos
  • Textos publicitários
  •  Textos literários: Fábulas
     Contos
     Crônicas


  • Músicas que abordem os temas trabalhados 
Metodologia

  • Aulas expositivas e dialogadas;
  • Leitura de textos diversificados;
  • Dinâmicas pertinentes aos conteúdos trabalhados;
  • Ilustrações que contextualizem com os conteúdos trabalhados;
  • Discussões e debates;
  • Produção de cordel e xilogravuras;
  • Contação de histórias,
  • Músicas relacionadas com os textos propostos;
  • Gincanas;
  • Filmes 
Recursos utilizados
·        Quadro branco e pincel;
·        Material impresso (textos, músicas e atividades);
·        Aparelho de som e CD;
·        Aparelho de TV;
·        Aparelho de DVD;
·        Folha de papel oficio;
Público alvo

Alunos do ensino fundamental II (6º ao 9° ano) da EEF Adelaide Mendonça
  
Bibliografia


BORGATTO, Ana. BERTIN, Teresinha. MARCHEZI, Vera. Tudo é Linguagem. Língua portuguesa. 5ª série, 1ª ed. São Paulo: 2008. Ática. Pág. 9, 85,184.

MEC - Secretaria de Educação Fundamental. Viver e aprender. Módulos 3 e 4, Educação de Jovens e Adultos, Brasília,200, Pág. 119.

Nenhum comentário:

Postar um comentário